segunda-feira, 9 de março de 2009

Quando no silêncio, meu olhos falam por mim.

Você tem um minuto :
Rúcula com aceto balsâmico. Fecha teus olhos pra beber esse vinho, vais gostar...
Um filme em preto e branco. Menos de 29 frames por segundo... definitivamente.
Roda de crianças. Amigos pequenos, gente estranha e gente conhecida.
Um cachorro latindo. Isso é um sítio ? Que dia é hoje ?
6 de abril !
De que ano ?
1992 ! É o teu aniversário !
Mas eu já fiz aniversário esse ano ! Quantas vezes eu faço... esse ano ?
Um formigueiro gigante. Formigas do tamanho de ratos. Gente correndo pra todo lado, gritando:
"- Chamem um adulto, chamem um aduuuuuulto !"
Ele vem como um cavaleiro. Usa uma armadura prateada brilhante. Carrega o estandarte da família. Tem espada e escudo. Salva as donzelas e ensina a todos os pequeninos como devem se defender.
Todos dizem fascinados:
"- Obrigado vô !"
Eu digo:
"- Obrigado pai..."
A ampulheta vira e o tempo voa. Anos em instantes. Isso é um brinquedo da Disney ?!?
Joelhos ralados, escadarias sem fim e gente cantando.
Video games, bonecos dos comandos em ação, aviões e carrinhos de plástico. Uma flauta doce e um violoncelo. Acho que ouvi alguém tocando um piano... Deve ser domingo a tarde. Isso ou meus pais discutiram sobre alguma coisa pouco importante ! O piano faz tudo ficar melhor...
Já é Natal ? Em instantes será, aguarde sua vez na fila por favor.
Hoje foi Pascoa. O coelhinho existe. Ele te deixou uns ovos de chocolate.
Aonde mora a galinha que põe ovos de chocolate ?
Não são ovos de galinha, são ovos de dragões das montanhas... de chocolate.
Eu adoro ovos de dragões das montanhas... os de chocolate então, nem se fala.
Mas porque é um coelho que os entrega ?
Você faz perguntas demais.
Silêncio.
Eu vejo ela passando. Flutua como um fantasma. O tempo se move bem mais devagar ao seu redor. Poesia pura.
O carro faz uma curva na chuva. Eu, minha irmã e meu irmão estamos abraçados no banco de trás olhando pelo vidro aquele enorme cavalo deitado na asfalto frio. Minha mãe está triste. Meu pai sério, dirigindo.
Um tiro.
Os tiros de verdade raramente são esquecidos. Não é como no cinema. É diferente. É de verdade. Seco. Nunca mais vimos o cavalo do meu irmão.
Ele saiu do cercado e foi atropelado em uma noite de verão e o guarda pediu que meu pai o deixasse pra sacrifica-lo.
"- Deixa eu virar com o carro aquela curva, depois tu atira."
Ele não esperou. Acho que o guarda estava cansado e não queria ficar se molhando...
A chuva me deu essa lembrança.
O tempo flutua. Escapa como areia fina em uma mão apertada contra o vento.
Uma comemoração atrás da outra. Sorrisos sinceros e abraços eternos. Uma vez que você abraça alguém e lhe deseja o bem você entende. Alí fica um pedaço teu.
Uma foto falou comigo:
"- E aí ? Vais descer ?"
Eu não sei do que se trata. Você deve ter se enganado.
"- Não me enganei não. Tu vais descer ou não ?"
Fico em silêncio.
Estou descendo... Pedras voam pra todo lado ? Chuva de meteoros ? Guerra entre moleques que não tem bolas de neve ? Idéia de giríco ?
Vidraça quebrada.
"- Seu filho está metido em todas as confusões do colégio..."
Sem puxões de orelhas ou tapas na bunda. Os olhares de reprovação doíam bem mais que qualquer castigo.
Aprendi. Chega disso. Vamos nos comportar ?
Vai sonhando...
Um morro. Enorme. Centenas de dezenas de metros de decida.
"- Ele não vai conseguir parar..."
O verdadeiro morro, aquele da metáfora jamais termina. Você escolhe se sobe ou desce. Mas jamais para de subir ou descer... É uma caminhada de uma vida. Quando você estiver muito cansado, pare um pouco. Se tu dormires a gente vai colocar uma pedra com teu nome no teu lugar. Com a data em que tu começou a caminhar e a data em que você adormeceu. Pura convenção. Mas os que vierem atrás de ti vão saber aonde você parou...
Eventualmente alguém troca as flores.
Eventualmente, você !
Brilha uma luz ? Túnel ? Não, não...
As luzes se acendem, é um palco. Tá todo mundo aqui...
Acorde em mi menor. Esse é o palácio das caixas de som. Você pode ouvir de Joan Bach à Meat Puppets. Era a época em que o mundo conhecia o grunge. Eu tava lá !
Quem foi Kurt Kobain ? Depende de quem responde !
Os dois concordam que Nirvana foi ótimo.
Tambores ao sul. Som bem baixinho, tun tun tun tun... Eles não param.
Novidades eletrônicas.
O mundo a um clique de distância.
Tudo muda. Tudo gira. Tudo passa. Tudo voa.
Tem uma baleia gigante seguindo minha irmã pela rua. Ela flutua como em um filme dos Beatles. Balança as barbatanas como se estivesse nadando no mar. É uma enorme baleia azul.
É realmente muito legal.
Terra do Fogo.
Ouvi o vento dizer que tudo vai ficar bem.
E o futuro ? Eu to subindo ou descendo ?
Tais parado ? Não, parado não !
Fica tranquilo... tá tudo bem...
Pedras no caminho. Vários montes delas... Alguém me diz pra guardar, construir um castelo... algo assim ! Perda de tempo. Eu sei aonde vende pedras. Não vou catar as que os outros me jogam. Deixo pra eles limparem essa bagunça. Eu sou só outro alguém sem importância que pode ser apedrejado por estranhos.
Isso é texto, um diário, um devaneio ou uma tentativa frustada de escrever poesia ?
Isso é uma ampulheta de areia. A Magnífica Ampulheta das Areias do Tempo.
Quanto tempo ainda tenho ?
Teu tempo acabou.

Mas eu queria dizer que


1 comentário:

  1. ... tá faltando tomate seco na rúcula com aceto balsâmico, uma mistura interessante. Amanhã pergunto o resto sobre a chuva. Perguntas demais. Beijos

    ResponderEliminar