quarta-feira, 25 de março de 2009

Eu também...

Me lembrei de um conto budista que adoro:

"Naquela época era comum para os que viajavam a pé entre as cidades, pedirem estada aos monges budistas durante a noite. Em uma dessas ocasiões, um viajante que sentiu o dia indo embora, parou na casa de um monge e lhe pediu para pernoitar alí. O monge aceitou prontamente o convidando para entrar:
- Está é minha casa, fique a vontade. - lhe disse o monge sorrindo.
Quando o homem entrou em sua sala percebeu que não havia nenhum móvel. Ele não tinha cadeiras, ou uma mesa. Não tinha estantes com taças ou estátuas de mármore. Não tinha absolutamente nada. Circulando pelos cômodos ele viu todos os quartos vazios. Não achou, se quer, um tapete ou uma almofada para repousar a cabeça,
Voltou perturbado ao encontro do monge que meditava na varanda e o questionou:
- Nobre monge, me desculpe a intromissão, mas não encontrei nenhuma cama em que pudesse repousar. Aonde estão os seus móveis ???
O monge abriu os olhos sorrindo e lhe perguntou de volta:
- Os meus móveis ? Me respondas tu, aonde estão os teus ??? Também não vejo nenhum deles...
O viajante respondeu irritado:
- Não vou ficar aqui muito tempo ! E esta é a SUA casa !
Eu estou de passagem...
Ainda sorrindo lhe disse o monge:
- Eu também."



2 comentários: