segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eu acredito que você me mostra o melhor que tenho pra mostrar pro mundo.

Os pequenos poderes me atormentam. Tem coisa que você vê acontecer e ignora por completo. Fatos que apesar de errados (na tua perspectiva), passam como que uma passeata de moscas reivindicando melhores condições no lixo da cidade. Sem importância alguma... Mas tem aquilo que tu vê e te fode o resto do dia. Ou da semana. Ou do mês. Ou da vida. Pra algum paladino pode ser uma injustiça das tantas que nosso mundo guarda nas gavetas da história todo dia. Pra uma namorada pode ser algum absurdo qualquer que namorados(as) as vezes fazem. Pra qualquer um, pode ser qualquer coisa.
Pra mim, é a mentira. Não, eu não sou um paladino que nunca mentiu. Ninguém nunca mentiu. Existem os que mentem mais e os que mentem menos. Mentir as vezes é algo mais perto do imaginar do que do ferir. Pense nisso, vai aliviar a pressão. Nem toda mentira é feita pro mal. Demorei, mas acho que percebi isso. De volta ao texto.
Um tiozinho de estacionamento que tem um radinho pendurado no cinto que ele saca como se fosse um 38 carregado pronto pra matar ao melhor estilo Charles Bronson. E faz questão de te impedir de fazer teu trabalho dizendo que "a central precisa autorizar". Eu sei, é bem específico e ficou claro que aconteceu comigo. Mas a diferença entre o radinho Charles Bronson e um profissional trabalhando é a forma como a pessoa te trata. A forma como ela fala contigo. O tio Charles Bronson me tratou feito um irmão Metralha. Injusto. Mas não me deu vontade de sair do carro e descer a mão na cara dele. Não. Só foi escroto. Passou.
Um grupo de moleques com não mais que 16 anos atravessam uma faixa de segurança. Alguns atravessam em segundos, que é o tempo hábil pra se fazer isso. Normal. Mas dois deles, resolvem que precisam de 60 segundos pra caminhar aqueles 6 metros. Conta comigo: 60 segundos pra dar 8 passos... 10 no máximo. É irritante. É mais que irritante, é "transtornante", é "emputecedor" ! É "se fosse meu filho tomava uma afofada pra aprender a se comportar como um homem" ! É "alguém devia ensinar a esse moleque como se portar na rua, porque o filho da puta segurou uma fila com mais de 12 veículos SENDO UM DELES UM TRANSPORTE PÚBLICO PINHADO DE GENTE QUE TRABALHOU O DIA INTEIRO E ESTÁ VOLTANDO PRA CASA" ! É isso.
É o pequeno poder dele exercido. Tirando um psicopata descontrolado, ninguém vai atropela-lo alegando que o carro estava sendo danificado por ciclistas em uma passeata (se é que vc me entende). Tirando essas pessoas, tudo que eu posso fazer é permitir que o pequeno poder seja exercido. Que a pessoa se sinta bem fazendo aquilo. Que se sinta maior.
O que é uma merda.

Alguns de nós usam a frase: "é por isso que não posso andar armado". O que considero uma leviandade gigantesca. Mas tudo bem, isso é uma daquelas coisas que não cagam meu dia.
Eu espero o moleque passar e aprendo a lição que ele me ensina. E vou passa-la pro meu filho, pra que ele sim seja diferente. No dia em que eu tiver um. Se ou quando esse dia chegar !

Bom, sem desenrolar muito. Mas penso assim, porque fui criado pelo meu pai e minha mãe. Sei bem disso vendo tanta coisa diferente do que aprendi que era certo. Mais ou menos como foi escrito naquela pedra no Kólonos: "Vai viajante, e diz a Esparta que aqui jazemos, fiéis às suas leis".

Até mais ler, viajante : )

Sem comentários:

Enviar um comentário