terça-feira, 13 de setembro de 2011

Closer - Kings of Leon (And it's coming closer...)

A vida toda pela frente, o tiro vem pelas costas...

Eu não acredito mais no Oscar. Oficialmente.
Melhor dizendo, a partir de hoje: eu duvido do Oscar. Tanto que a partir de agora vou começar a escrever oscar com "o" minúsculo, pelo resto da vida. Isso vai ser minha pequena passeata pessoal. Minha greve. Minha forma de dizer que estou farto !
Vou assistir a todos os filmes que não foram indicados para nenhuma categoria. Vou me proibir de ver os premiados (a não ser que eu os veja, acidentalmente, antes da premiação...).
Eu vou começar a enviar emails, e em um segundo momento cartas manuscritas com meu próprio sangue, a academia (que também vai ser escrita, a partir de agora, com "a" minúsculo). Alardeando minha revolta Latino Americana. Minha agônia e descontentamento. E o mais importante, ao menos para mim: minha profunda e sincera infelicidade com a atual situação.
Vou explicar:
O oscar se tornou uma ferramenta publicitária. Uma forma de publicitar o "produto" filme. De vender. De nos convencer a assistir. De instigar o pagamento da locação ou compra do dvd. Do bilhete da sala de cinema. Do bonequinho do batman. Do jogo do videogame. Da lancheira. O acesso ao website. Ou qualquer outra ação que possamos realizar que vá culminar em uma moeda a mais na conta bancária de alguém.
Tudo que o oscar faz, atualmente, é direcionar as indicações em um primeiro momento para que tenhamos vontade assistir aos filmes. Confiando que o discernimento corrompido dos membros da academia, consegue nos dizer o que é bom e o que não é...
Depois, quando chega a hora da premiação, tudo que importa é eleger um "carro chefe" que possa carregar o estandarte de "mais premiado da noite". Esse filme terá a arte da capa do dvd, cheia de: "oscar de melhor filme, melhor diretor, roteiro adaptado, fotografia, montagem, mixagem de som e trilha sonora".
Perceba. Um filme vencedor de tantas categorias, não tem como ser ruim. Certo ?
Quando foi a última vez que você viu uma premiação do oscar que NÃO tinham um filme "carro chefe". Uma premiação que não elegeu uma super produção como o melhor filme da última semana ? Uma premiação onde quatro obras dividiram oito estatuetas e não três recebaram uma cada e a quarta recebeu CINCO ou SEIS...
É triste. Mas é verdade.
Dizer, hoje em dia, que um filme recebeu um oscar pode ser bom. Mas não obrigatoriamente é. Dizer que recebeu cinco oscars é muito próximo de acusa-lo de ser comercial. De ser pouco comprometido com a preservação da cultura. É chama-lo de produto. De "coisa". É transformar uma película, uma história, uma forma de visão, em um "treco". Um enlatado vendido em conveniências ao redor do globo. Cheio de conservantes que é pra poder ficar bastante tempo na prateleira. Com um rótulo bem colorido e um anúncio na televisão cheio de splashes girando e piscando. Com um locutor gritando no fundo:
- PROMOÇÃO, PROMOÇÃO, PROMOÇÃO !!!!

Rascunho publicado


Sem comentários:

Enviar um comentário