segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Eu e meus botões...

Os botões de Benjamin Button me fizeram pensar. E tudo bem, eu acho. Porque mesmo que o filme tenha um final previsível ou que seja produto de uma indústria pouco atenta ao registro cultural de uma geração... ele ainda tem seu valor.
Mas não foi nisso que Benjamin me fez pensar. Apesar de constantemente me perceber raciocinando sobre essa "eterna busca pelo novo desconhecido".
Benjamin Button me fez pensar sobre começos e finais. Sobre seu testamento conter: "... tudo que possuo é minha história...". Muitas vezes na vida, não percebemos as mudanças que acontecem em nosso próprio universo. Nem sempre é possivel definir a data exata de quando realmente nos tornamos amigos de nossos amigos. Ou quando realmente nos apaixonamos por alguém. Ou mesmo, o dia e a hora em que paramos de almejar esse ou aquele sonho.
Meu ponto é que a vida é cheia de degradês e em sua maioria eles unem tinta invisivel a tinta impalpável. Nossas escolhas vão dizer pra que lado nossos pincéis pintarão !
"- Todos estamos destinados a perder aqueles que amamos. Se não fosse assim, como saberiamos o quanto importante essas pessoas são ?"
Não saberiamos, possivelmente.
Pode ser um dos últimos resquísios da minha adolêscencia... Mas eu continuo achando, que perder alguém pra saber o quanto você gosta dela é algo brutal. Benjamin Button me faz pensar sobre perder a vida para compreender o quão valiosa ela é. Não, eu não estou tendo impulsos suicídas (ainda...).
Não posso reclamar, até aqui pelo menos. Pintei alguns quadros que precisaram ser queimados e outros que pude pendurar ao lado do Amarante na Neue
Galerie New York. Mas mesmo que quisessemos reclamar, não adiantaria muito ! Infelizmente a vida não tem uma Central de Relacionamentos com Clientes. Onde você liga pra parabenizar pelo bom serviço ou para soltar os cachorros em cima de quem não quer cancelar teu contrato de fidelidade que irremediavelmente não funciona.
Não.
Viver é comprar um produto que não pode ser devolvido. Que você não tem certeza pra que o quer. Que é frágil e de dificil manutenção. Que não vem com nenhum opcional de série. Ser obrigado a negociar com um vendedor pegajoso. E se ver, mesmo querendo pagar a vista, a fazer um financiamento que pode durar até 131 anos (idade do ser humano que viveu mais tempo em registro oficial). E quer saber ? No final você compraria de novo... Pra falar a verdade, no final você compraria tantos quantos pudesse... Você venderia aquilo que não tem, pra comprar mais... e mais. E mais. E mais.
Benjamin Button me deu um botão. Eu costurei o botão que ele me deu na minha camiseta. E agora, toda vez que digo: "estava aqui pensando com meus botões...".
Tenho entre eles um do Benjamin. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário