terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cat Power me atormenta.

Ontem parei em uma sinaleira. E um rapaz veio pedindo moedas de janelas em janelas. Observar as reações das pessoas pra quem ele pedia, é algo perturbador. Algumas pessoas não olham para o lado nem para dizer que não querem dar dinheiro. Um senhor deu notas e teve uma conversa trivial com o pedinte. Eu imagino que algo como:
"- Você acredita em Deus ?"
"- Sim senhor !" - com os dois olhos sobre as notas na mão do proprietário do veículo.
"- Fica com Ele então..." - entregando o dinheiro ao rapaz.
"- Obrigado tio..." e provavelmente pensou (ou deveria) "e você fica com seus carros, seus apartamentos e tudo mais..."
Será que se ele não acreditasse em Deus, aquele senhor iria lhe negar o dinheiro ? De que Deus será que aquele senhor estava falando ?
Na realidade, eu não vejo problema nas pessoas que não querem ou não podem ajudar pelo motivo que for. Só acho que negar a ajuda é bem mais polido do que ignorar o ser humano que cola no vidro do teu carro pedindo alguma coisa.
Como em tudo que acontece no Brasil, até os pedintes acabam nos enganando. Tem aqueles que pedem dinheiro pra comprar remédios ou passagens de onibus, mas você sempre vai encontra-los dizendo as mesmas coisas... Sei de um que a quase um ano tenta juntar R$17,00 pra comprar uma passagem de volta pra sua casa. E tem também aqueles que vem cambaleando e nem se preocupam em esconder a evidente embriaguez. Esses, muitas vezes, nem falam nada. Você sabe que eles querem alguma coisa pela simples presença da pessoa do teu lado. Tem também aquelas que trazem crianças no colo.
Esses me partem o coração.
Uma amiga me falou a pouco tempo que, quando abordados pela polícia, eles raramente podem comprovar que são pais dos pequenos. E isso ocorre muitas vezes, porque eles não são. São filhos de vizinhos, de "amigos" e similares. "Emprestados", "alugados" e "arrendados" para tal função.
Meu irmão me disse uma vez: "A esmola só faz bem para quem a dá."
Acho que ele está certo. Acho que todos damos esmola em algum momento para nos livrarmos do peso de imaginar as dificuldades de um morador de rua. Para conseguirmos acreditar que "as coisas vão melhorar" pra eles. Acho que isso faz parte do nosso processo de maquiagem social. Onde preferimos não ver os doentes, miseráveis, moribundos, dementes e incapazes. Do que conviver com uma realidade desagradável. Do que sermos obrigados a visualizar o indesejável.
Eu não sei resolver esse problema. Exatamente agora eu pensei que faço parte de uma camada social que sabe apontar erros, mas não corrigi-los. E isso é realmente muito ruim.
Culpar o governo ?
O capitalismo ??
A crise mundial ???
Acho que não. Talvez tudo isso junto... e mais algumas coisas.
Seria a hipocrisia uma das causadoras da ruína iminente ? Provavelmente !
Dá proxima vez que você sair de carro, não esqueça suas moedas...

"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."
Matheus 19:21

Sem comentários:

Enviar um comentário