terça-feira, 23 de junho de 2009

A Bird In Hand - Owen

Vale mais um pássaro na mão do que dois voando ?
Tu achas mesmo ?
Porque eu prefiro dois voando ? O que isso quer dizer ?

A idéia de um pássaro preso é tão triste. Acho que com o tempo ele se enche de tristeza. E esquece como voar. Depois percebe que a gaiola não é uma casa...
É um caixão.
Aí ele assume que vai morrer. E como tudo que aceita a morte, ele morre.

Não, chega de pássaros presos. Eu definitivamente prefiro dois pássaros voando.

"- Mas e o lindo canto deles ?" - Tu vais me perguntar...
"- Como faço pra ouvir o lindo canto dos pássaros ???"

Caminha no parque. Acorda cedo e escuta o silêncio. Visita um bosque. Tira tua bunda conformada da cadeira e vai atrás deles, além das paredes de pedra e metal da caixa que tu chamas de casa ou escritório.
Quando encontrares um pássaro pousado sobre um galho de uma árvore, cantando. Não pensa em prende-lo pra ti. Em tempo teu egoísmo vai mata-lo... Senta no chão e ouve. A melhor parte é que ninguém jamais vai tirar isso de ti ! Que o canto dele, daquele jeito que você ouviu, jamais vai ser igual pra qualquer pessoa do planeta.
Melhor, aquele pássaro cantou PARA ti.
Ele pode muito bem ser o Rei dos Pássaros. Também conhecido como Anthiriofax ! E o canto dele é na verdade um agradecimento a ti. Pelo teu respeito. É quase uma declaração de carinho. Quando a canção termina, Anthiriofax te olha com um movimento rápido e depois se arremessa de volta ao céu. Desaparecendo entre as núvens, rumo ao seu Castelo (que na verdade fica no topo de um Pé de Peróba plantado em uma núvem...). Lá ele cria seus dois filhos e lá vive também sua Rainha.

Um dia desses, quando você estiver passando por aqui, ele pode voltar. Ou ele pode vir até essa mesma árvore e você não aparecer. E tanto faz... Desde que vocês se encontrem de novo. E ele queira cantar e você queira ouvir.

Do outro lado da cidade alguém segura um pássaro solitário com sua mão gelada. Enquanto vê Anthiriofax voando para dentro das núvens e pensa que fez uma grande coisa aprisionando aquele pobre coitado. Se gaba falando alto:
"- Mais vale um pássaro na mão que dois voando..."
Mal sabe essa triste pessoa, que o pássaro preso em sua mão pensa:
"- Eu daria minha vida para poder voar só mais uma vez em um final de tarde de inverno. Sozinho."
Mas tudo que a pessoa ouve é um canto. Que na verdade é triste. Mas seus ouvidos corrompidos pela ganância do ser e ter acham bonito.

Entre a gaiola e o céu. Eu fico com a alegria...

Eu, fico com a alegria. (:



Sem comentários:

Enviar um comentário