terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um café de bom dia.

Numa daquelas conversas hipotéticas onde o tudo pode ser qualquer coisa, ouvi minha xícara de café falando que eu sou um tanso ! Ela borbulhava o expresso dizendo que tudo que eu fazia era sandice e não acreditava mais em solução pra mim.
"- Estou cansado das tuas sandices ! Que merda ! Depois vem me abraçar os lábios correndo lágrimas salgadas pra dentro do café... Porra !"
Ela tá certa.
Uma xícara de café de bom dia e eu entendo o significado da vida ! Que Buda que nada ! Deixa que eu abro o caminho do meio sozinho.
Se eu me preocupo com o que há por vir ? Claro, e muito ! Mas que escolha temos, além de estar lá ? Fugir ? Cagar no pau ? Dar uma de franguinho e correr pra barra da saia do pai ? Só se eu for abraçar um defunto ! Se liga, dá pra fazer melhor que isso !
Minha xícara pode estar certa e quase sempre ela está. Minhas sandices são realmente bem irritantes... Mas não sou só sandices e desatinos desenfreados. Esse caldo engrossa um pouco mais ainda :)
Claro que engrossa !
Aprendi a perder na marra. Porque perdi muito mais do que venci ! Mas isso me ensinou mais do que perder. Perder muito, te ensina a insistir. Te ensina a se atirar do abismo, mesmo sem ter certeza de que o paraquedas vai funcionar. De que lá embaixo é acolchoado e tranquilo. Não, seria fácil demais assim. Ganhar a vida vendendo ouro e viajando o mundo é ridiculo demais. Eu espero mais de mim e de você.
Por isso converso com a minha xícara. Os conselhos vindos do café são indispensáveis. Lógico, você sempre poderá se casar com alguém rico para viver a vida que sempre sonhou. Ou matar uma velhinha indefesa em busca de tudo que ela puder te dar morta... Você sempre poderá trair a confiança de quem te ama e prevalecer tua vontade sobre a tua palavra. Você sempre terá a opção de se auto proclamar "fiel"... Mas tem algumas coisas que não tem como fazer. Sabe aquele velho ditado ? Você pode enganar muita gente por muito tempo ! Mas você não pode enganar todo mundo por todo o tempo... Inclua nesse "todo mundo", você mesmo.

Diria o velho pensador, aprendiz de Schopenhauer:
"Torna-te o que és..."

Tudo isso já foi feito antes. As dúvidas, os medos, as mentiras e os sorrisos incertos. A humanidade não tem 3 anos de idade ! Não se considere maior do que é maior que você. Não desista diante de grandes desafios. Não traia seu coração. No final, longe de casa e com um corpo velho como abrigo. Seu coração é tudo que restará.

Ouça a xícara ! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário