quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A rainha da 1a vez.

Tudo é novo. Nada já aconteceu antes. Pela primeira vez ela pisava fora de casa, era tão diferente. Durante as noites passadas, o destino havia sido tão grosseiro e abrupto. Mas não mais... Esse era o fim das coisas como ela conhecia, e pela primeira vez, se sentia confortável com a situação.
Dias longos viriam diante seus pés, pedras aos caminhos, tempestades intermináveis... Tudo a mais pura verdade e pela primeira e única vez. Não importava o quanto se caminhasse, a linha do horizonte era mais rápida. Aparentemente impossível de ser alcançada. 
"- O que posso fazer ? É culpa minha ?" - Claro que não, afinal, você nunca fez isso antes. Lhe respondia o narrador. A relatividade das histórias está dentro dos ouvidos que a ouvem.
"- E você não é o dono do que escuta ! Lembre-se disso". E continuava a caminhar em direção a lugar nenhuma... Para longe daqui, e rumo a porra alguma !
Palavrões, chega deles. Sejamos bem educados, por favor.
Tudo bem, textos escritos em forma de diálogo me confundem mesmo, eu estava prestes a ter um ataque de nervos e surtar. Por favor, de novo não ! Não há motivo para isso. A ironia do existir está em mentir, me cospe a filosofia.

A ironia do existir está em mentir.

Mas eu não minto, tudo é a mais pura verdade... Eu menti antes, um par de vezes, talvez um pouco mais... Mas foi isso ! Acabou, você precisa acreditar ! Eu já enganei um par de pessoas, talvez mais... Fiz um punhado de merdas que todo mundo faz, talvez mais... Eu já dormi sozinho e acordei acompanhada e vice e versa, talvez mais... Enfim, você entendeu: acredite !
Ter fé no invisível é tão irritante quanto acreditar que ganharei na loteria, jamais se concretiza. Mas dá pra viver uma vida toda só no momento: E SE...
E se, você ganhar... ? Isso vira história pros teus netos hein ? 
E se, eu estiver certo... ? A gente pode dar certo e tudo vai ser lindo !
E se, o sertão virar mar... ? Bom, aí o mar pode virar sertão também e vice versa, talvez mais...

Engraçado, é a primeira vez que escrevem isso sobre mim. Claro, já escreveram outras coisas, mas nada assim, isso é a primeira vez. Eu vivo na tua imaginação ? Sim, talvez mais... É a resposta certa. Mas eu desconfio que erro de propósito, algo que Freud explicaria com calma olhando por cima dos óculos e cheio de perguntas intrigantes sobre o meu próprio existir. Mas não há explicação agora. Eu não escuto nada ao menos, escuto só Sigur Rós, uma das minha faixas favoritas. Mas não vou dizer qual é... Gosto de algumas das músicas dele, umas 3... Talvez mais !

Para com isso, é irritante. É mesmo ! É a primeira vez que alguém me diz isso hoje ! Pensei em escrever diz com "s". Pensei em fazer uma viagem para a Europa. Pensei em comprar uma cave para guardar meus vinhos. Pensei em comprar camisetas em sites legais e remontar minha banda. Procurar um por um, como um espírito de Natal e dar conselhos decisivos sobre a vida. Mas ultimamente não tenho dado bons conselhos. Tudo que eu digo é meio certo e meio errado. Até quando eu choro acho que estou mentindo. Minto para tudo. Pro espelho e pra patente. Mas eu sei que a verdade vai dentro de mim, gritando aos seus três pulmões que a vida é algo bom de ser vivido e que todos teremos medo da velhice um dia. 

Fica tranquilo, a velhice vai te alcançar, com sorte antes da morte. Existe uma corrida de espectros atrás do teu calcanhar. Corre você na frente e atrás vem o dia da tua morte, os anos da tua velhice (esses vão te alcançando um por um... e te fazendo ficar mais lento a cada alcançada...), teu passado, teus medos, teus dias negros e as tuas primeiras vezes.

As primeiras vezes te alcançam uma só vez, é por isso que são chamadas de primeiras vezes. Você não pula de paraquedas pela primeira vez, duas vezes. Você não vê seu avo ser enterrado pela primeira vez, três vezes. Você não ama, pela primeira vez, quatro vezes. 
Isso não faz que o segundo salto de paraquedas seja pior. Ou que a morte do seu pai seja mais fácil de engolir. Ou que você jamais amará alguém de novo...

Talvez você ame, talvez não !

Você precisa ficar vivo para descobrir...

Nossa, é a primeira vez que alguém me diz isso ! Então guarda bem esse momento, não te esquece dele... Pode ser útil no futuro !


Sem comentários:

Enviar um comentário