quarta-feira, 10 de abril de 2019

Quando eu era pequeno.

Sol nascendo sempre me dá esperança. Sempre me deu. Sol nascendo é a semiótica do universo resumida na imensidão do céu. Eu lembro de quando criança, assistir por vários dias o sol nascendo. E quando eu conversei com meu pai sobre isso ele me aconselhou a desenhar ou escrever sobre o que eu sentia. Acho que eu to até hoje fazendo isso: escrevendo e desenhando o que sinto.
E sei lá, não me parece que existe certo e errado nisso. É só algo que aconteceu. E também acho que esse pensamento de não me permitir ver o "certo ou errado" nas coisas é algo que faço a pouco tempo. Na real, foi depois dos 30 que isso começou... Antes eu julgava com muito mais frequência. Aprendi que quanto menos eu julgo, mais leve eu me torno. No final, é um ato hedonista, de querer ser mais leve. Talvez até de ser mais feliz. Mas de qualquer forma, é melhor assim.
A vida é curta demais para sinais vermelhos, ouço alguém dizer. E de fato, acredito que seja... Mas entendo que os sinais vermelhos aqui, não sejam os semáforos com a luz vermelha acesa. Não. Eu acho que estamos falando de parar para julgar o próximo a cada tropeço que esse dá.

"- Tu ficou sabendo do Fulano?" - me perguntam.
"- Não fiquei sabendo do Fulano!" - respondo.

"- Ele fez isso e aquilo e depois aconteceu aquilo outro e mais aquele negócio...".
E eu me sinto no recreio do meu colégio, estando no pré-escolar. Sentado no pátio com a minha lancheira do He-Man aberta, comendo um pão com manteiga, presunto e queijo. Sinto o sol das 10h da manhã batendo no meu rosto, o vento movendo as folhas da grande árvore que tinha naquele pátio. Meus amiguinhos e amiguinhos conversando sobre desenhos animados e brinquedos... E aí alguém tropeçava na frente do pequenos, e a gente gargalhava como se aquilo fosse um circo. E a pessoa que tropeçou fosse um tipo de bufão ou palhaço. Simplesmente ignorando que essa pessoa podia ter se machucado, se ralado ou simplesmente ter ficado chateada pela humilhação de cair em público sem querer...
Mas nós todos éramos crianças.
O tempo passou e soprou a nossa infância para longe.
"And now that i´m older, my heart is colder..." canta o Arcade Fire nos meus ouvidos. (Inclusive, se puderes, clica nesse link e assiste a essa versão da música com o David Bowie, que é fantástica...).

Hoje, provavelmente a grande maioria de nós correria até a pessoa que caiu lhe oferecendo ajuda. Mas as vezes, você vai encontrar alguém que apontaria o dedo e riria.
Não deixe de ir até a pessoa e ajuda-la, mesmo ouvindo risos.

Acho que a vida é sobre saber envelhecer.
E é isso.



Sem comentários:

Enviar um comentário