terça-feira, 7 de agosto de 2018

Aqui de longe, o infinito parece tão pequeno.

Minha mãe se chama Selma e nasceu em Florianópolis a quase 76 anos atrás. Ela conheceu meu pai e se mudou para Blumenau. Se casou, teve três filhos e se inundou dessa cidade. Se tornando alguém daqui com o passar dos anos, sem nunca ter deixado o sotaque de "manezinha" para trás...
Quando todos nós recebemos a notícia do nascimento da terceira filha da minha irmã quase do outro lado do planeta terra, ela mesmo afirmou que seu nome seria Erica. Uma criança saudável, linda e perfeita. Vimos todos juntos a pequena Erica dormindo no colo da mãe, ainda no hospital. E foi difícil segurar as lágrimas para mais de um de nós. Ficamos extasiados com as suas pequeninas mãos, seu rostinho perfeito e a sua carinha séria enquanto dormia o sono de quem acabou de chegar nesse planeta. E não está nem um pouco preocupada com as idiotices tremendas que nós os adultos estamos.
Quando desligamos, logo corri para a internet para pesquisar sobre o nome que a minha irmã e seu marido escolheram. Erica, vinda de Erarich. Que significa "Soberana águia". Aquela que comanda dos céus. Que persevera. Achei justo e muito bem escolhido. Fiquei pensando em rimas com Erica. Em desenhos com essa grafia. Em referências, em personagens, livros, em filmes com Ericas. Não sei, mas minha mente parecia querer se aproximar da pequena Erica. Nem que em sonho. Em desejo de boa vida. De bom futuro. De boa sorte.
Foi quando o marido da minha irmã avisou ao planeta que seu nome já não seria mais Erica. Que a sua terceira filha seria chamada Selma. Que eu consegui ver: minha irmã também se mudou para outro lugar. Se casou e teve três filhas. Uma mais linda que a outra. Só que dessa vez, nós somos aqueles que ficaram para trás.
Eu fico imaginando que é engraçado como a vida realmente se repete. A passagem para outro planeta, país, cidade... O laço matrimonial, o nascimento das crianças. E a saudade que fica tanto com quem vai, como com quem fica.
Voltei correndo para a internet, para pesquisar agora o nome da minha nova sobrinha e da minha mãe. E descobri que Selma significa "protegida por Deus", "capacete, proteção". Me aliviei, a pequena Selma já nasce com o nome de uma guerreira. Com o dna de quem é humilde e gigante ao mesmo tempo. E por uma linda escolha dos seus país,  já vem a esse mundo com uma armadura mágica que não tenho dúvida, vai lhe ajudar muito.
É engraçado como a saudade pode ser apaziguada com uma foto, um vídeo, um telefonema. E ver minha irmã feliz ao lado da sua família, das suas filhas e do seu marido, nos ajuda muito a aceitar a sua decisão.
Eu ligo para a Selma brasileira e falamos rapidamente:
"- Oi mãe!"
"- Oi querido."
"- Já tá sabendo da Selminha?"
"- Sim" - diz ela sorrindo.
"- Eai? O que tu achou?"
"- Aaaah eu gostei né... Erica também era bonito..."
"- Selma é lindo!"
"- Obrigado filho..."

Sem comentários:

Enviar um comentário