quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Imagina se o tempo fosse infinito...

Escrevo isso para o meu filho.
Ele se chama Fernando e tem (no momento em que escrevo isso, 3 anos 8 meses e 3 dias de vida). Eu ouço NOVO AMOR (clique aqui) enquanto despejo essas palavras aqui.

O tempo não é infinito meu amor. Mas te ver crescendo é um previlégio que nunca esperei ter na vida. De fato, após te conhecer, nada foi igual. Você mudou a mim, a sua mãe, nossas famílias se reorganizaram com a tua chegada. Houve espaço criado para ti. Espaço que tu criou, chegando e sendo amado por tantas pessoas. A vida é rápida, hoje tenho 42 anos, mas me lembro claramente de quanto tinha 10. Tu tens 3, quase 4... O tempo é inexorável. Suas marcas são inevitáveis. Você meu filho, meu pequeno grande amor, é uma marca do tempo. Assim como eu, tua mãe e todas as pessoas desse planeta foram antes de nós. Nossa vida é preciosa e existe muito BEM, nesse planeta que escolhemos habitar. As vezes, pode ser difícil perceber isso. As vezes, podemos ter nossa visão turvada por sentimentos complexos. Tudo isso é normal. Se acalme, respire fundo. Várias vezes. E busque não agir durante a cólera. Uma das lições mais importantes que teu avô, Fernando Beduschi, me transmitiu é de que aquele que não controla a própria língua, não controlará NADA neste planeta. Tenha calma, o vento que trouxe a tempestade será o mesmo vento que a levará embora. E se não houver abrigo para você da chuva, aproveite para tomar um banho. Sorria. O sol voltará logo. Acredite!

Não há problema sem solução nesse grão de areia que flutua no espaço. O único aspecto humano completamente imutável é a morte. Todo resto pode ser refeito, repensado, reconsiderado em uma nova tentativa.

Eu penso em ti e na tua mãe enquanto escrevo isso. No amor que sinto por vocês dois. Um amor completamente diferente. Mas também preciso te dizer, que minhas falhas como homem, como pai e como marido, me acompanham ao pressionar cada tecla. 

Espero ter tempo para te ver crescer. Para te ver tomar tuas próprias decisões. Para celebrar tuas vitórias e estar ao teu lado diante das tuas falhas. Tudo é passageiro. É importante aprender a não fazer morada nem nas vitórias e nem nas derrotas. Tua morada precisa ser o céu estrelado, as cachoeiras intocadas, o riso dos teus amigos e amigas, os teus amores, teu esforço e teus sonhos. Não viva aonde teu coração não bater forte, se recuse a aceitar o que te comandam e não concordas. Lute por ti. Garanta que quando fores mais velho, tenhas a leveza de quem se esforçou para concretizar aquilo que tua alma pulsa! Não tenha medo filho...

O tempo passará diante do teu medo ou da tua coragem. Nada impedirá a areia das ampulhetas de cair. Aproveite! Tenha coragem diante do teu terror.

Com quase 4 anos, tu és um menino MUITO inteligente. Sensível, tu és carinhoso. Danças e brincas todos os dias. Tu provoca sorrisos por onde passas. Hoje, corres para perto de nós quando algo é muito diferente para a tua percepção. Sempre te protegemos e gostaríamos de sempre poder te proteger, até teus 100 anos de idade. Mas não podemos. 

Tenho muito orgulho de ti. Tu é meu tesouro na terra.
Te amo com uma força que desconhecia dentro da minha alma.
É como se tu fosse a materialização de todo significado que já encontrei para estar aqui.

E eu estou pronto para estar do teu lado, enquanto for possível. Diante das tuas decisões.
Mas saiba meu amor: as tuas decisões, serão tuas. De ninguém mais.

Se o tempo fosse infinito, talvez o amor que eu sinto não fosse tão forte.
Não sei.
Mas só de pensar em te perder, meu olhos se enchem de doloridas lágrimas cristalinas.
Se o tempo fosse infinito, talvez eu tivesse menos urgência em minhas palavras.
Não sei.
Mas de pensar nas tuas batalhas, eu me encho de uma vontade gigantesca de te ajudar a erguer teu escudo.

O tempo não é infinito.
Teu escudo é teu e eu só posso te dizer o que penso sobre como se defender.
Espero que um dia, tu tenhas a sorte que tenho, de sentir o que sinto por você.

Com amor que conheço,
teu pai!

Sem comentários:

Enviar um comentário